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Mostrando postagens de fevereiro, 2011

A COMUNIDADE E A CULTURA

            Se numa política cultural moderna é exigível a criação e manutenção de um clima de liberdade democrática, é imprescindível, neste caso, a participação mínima da comunidade nesta política e na difusão das manifestações culturais. Neste sentido, é importante destacarmos os avanços que o Brasil tem alcançado nos últimos anos, na construção desta política, priorizando a contribuição da sociedade, amplamente observado nos seminários e conferências de cultura que permearam o cenário nacional nos últimos anos. A articulação das três esferas governamentais na construção do Sistema Nacional de Cultura e dos diversos órgãos e secretarias afins, além de ampliarem a oferta dos recursos para as organizações comunitárias poderem se manifestar, aos poucos, desmistifica a cultura como um privilégio de elite ao mesmo tempo em que democratiza todas as manifestações culturais deste imenso Brasil como patrimônio igualitário de todos. O estado deixou de ser o produtor absoluto da cultura e ao

SONETO DE CARNAVAL

Quem disse que o Carnaval, com todo o seu pudor, extravagância, euforia, imoralidade, sensualidade e liberdade não pode ser expresso poeticamente, é porque não conhece essa obra de Vinícius de Moraes. Esses versos relatam todos os sentimentos lícitos e ilícitos que a maior festa popular do Brasil pode proporcionar àqueles que se entregam de corpo e alma a um dos maiores eventos festivos em massa do mundo, somente em nome do prazer, do sexo, do amor talvez.... Vale à pena conferir para depois não chorar quando a máscara cair. Distante o meu amor, se me afigura O amor como um patético tormento Pensar nele é morrer de desventura Não pensar é matar meu pensamento. Seu mais doce desejo se amargura Todo o instante perdido é um sofrimento Cada beijo lembrado uma tortura Um ciúme do próprio ciumento. E vivemos partindo, ela de mim E eu dela, enquanto breves vão-se os anos Para a grande partida que há no fim De toda a vida e todo o amor humanos: Mas tranqüila ela sabe, e eu sei

Educação à distância

           Corrupção se combate com cadeia, fiscalizando e denunciando. E muito importante: com educação também. O Brasil registra um fenômeno que merece aplausos e comemoração: o sucesso do ensino à distância. Esse tipo de ensino está mudando a vida de milhões de brasileiros, principalmente de quem não tem horário para estudar ou que mora em lugares distantes.           No ano passado, foram credenciados 208 cursos à distância no país. Até as faculdades de medicina têm adotado essa modalidade. Mas é preciso ter disciplina para acompanhar as aulas.            Veja a reportagem completa em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia ou assista ao vídeo abaixo.

DIVERSIDADE CULTURAL

O conceito de diversidade cultural está intrinsecamente ligado à idéia de   pluralidade e globalidade social, associado ao modernismo com vistas ao estilismo histórico ora vigente. Parece ser tão complexo como a descrição aureliana dessas palavras, onde o substantivo diversidade se confunde em divergência e multiplicidade. A natureza daquilo que parece ser cultural, nas múltiplas facetas da definição de Cultura, enaltece mais ainda os diferentes aspectos dessa terminologia em diversas ciências humanas. É bem verdade que o Brasil constitui um verdadeiro laboratório para estudo de diversidade cultural, pelas manifestações culturais que assinalam a sua identidade construída em cada momento e época de experiência dessas diversidades na história. O isolamento geográfico gerou espontaneamente os diferentes tipos de vivência de grupos humanos nos quatro cantos desse país, influenciados diretamente pelos aspectos físicos e biológicos, e que traçaram as nuances da evolução da sociedade brasil

Qualidade da Educação

               Sem dúvida, conceituar ou mensurar a qualidade na educação é um fenômeno bastante complexo, pois bem como já relatado pelos colegas,   isso aborda várias dimensões comuns assim como envolve a relação de recursos materiais e humanos; as relações   intra-sala de aula, como o processo de ensino dos educandos, seus desempenhos, o currículo e as expectativas de aprendizagem geradas nesses atores da comunidade escolar. A gestão escolas e a visão dos agentes da escola e de toda a comunidade sobre o papel da instituição no desenvolvimento social e na emancipação humana também   norteiam o conceito de qualidade. Portanto, a qualidade da escola implica a existência de insumos indispensáveis, de condições dignas de trabalho e de pessoal qualificado, valorizado e motivado   a se engajar no processo educativo das pessoas. Nesse sentido, a qualidade é uma ação   contínua de construção ativa e incondicional por profissionais da educação, pais e alunos, engajados pedagógica, técnica e p