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Mostrando postagens de abril, 2011

A AVALIAÇÃO NA ESCOLA

A avaliação compõe o processo educativo e caracteriza-se como meio de obter informações e subsídios para possíveis correções e melhorias que forem necessárias. È   algo complicado e complexo que envolve a incumbência de julgar e inferir valor às pessoas, práticas, ações e procedimentos. A origem da palavra avaliar é do latim, provida da composição a-valare, que significa “ dar valor a, emitir julgamento de valor...”. A ela podem ser atribuídos valores quantitativos e qualitativos de uma atividade isolada, uma ação coletiva, á pratica pedagógica ou ao trabalho institucional como um todo e envolve a responsabilidade de todos os envolvidos no processo educativo. O Brasil conta hoje com diversos sistemas de avaliação tanto no âmbito Federal, como Saeb e ENEM, como nas outras unidades da federação que constituem importantes mecanismos para promover a eficiência e equidade, e assegurando a melhoria no planejamento do processo educativo. A avaliação que se faz dos resultados desses processo

OS NÍVEIS DO PLANEJAMENTO

          As diretrizes da educação brasileira se fundamentam em diversas instâncias de planejamento e as maneiras como os diferentes grupos sociais se organizaram para definir as estratégias da melhoria da qualidade da educação, baseado em suas realidades e aspectos diversos, foi o norte para que o processo de ensino e o direito da educação fossem igualitários para todas as populações. Sendo o planejamento um ato antecedente à ação, no sentido de que os objetivos traçados sejam alcançados, pensar em fazer educação de qualidade exige um diálogo coerente e reflexivo nas diversas esferas da política do processo de ensino, envolvendo a participação conjunta de todos os atores que compõem a nação e isso engloba do porteiro da escola ou outro membro da   comunidade escolar, ao mais ilustre sociólogo ou cientista político no âmbito nacional. Na realidade, o modelo educacional que contemplamos hoje, é fruto de décadas de trabalho, discussões e planejamento, na busca da equidade e da garan