Pular para o conteúdo principal

SEMANA DA SAÚDE NA ESCOLA EM BARRO-CE


 
 
ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRO
SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
SEMANA SAÚDE NA ESCOLA
Tema: Prevenção da Obesidade
Período: 05 à 09 de Março de 2012

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação lançam em 2012 a Semana de Mobilização da Saúde na Escola, que acontecerá anualmente com um tema de mobilização nacional. Para o ano, foi escolhido o tema de prevenção da obesidade, que deverá ser trabalhado pelas escolas em parceria com a Rede de Atenção Básica à Saúde ao longo dos dias 05 à 09 de março de, com foco nos escolares e suas famílias. O intuito é incentivar as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola para a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, visando à aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde.
A obesidade na infância e na adolescência é o problema nutricional que mais rapidamente cresce no mundo inteiro. No Brasil, já temos mais crianças obesas do que desnutridas, e os trabalhos epidemiológicos mais recentes apontam que cerca de 15% dos jovens brasileiros estão acima do peso.
Esse quadro alerta para uma série de complicações que a obesidade acarreta, tanto para a saúde atual da criança como quanto fator de risco para doenças crônicodegenerativas do adulto. Como a obesidade infantil é uma doença de difícil tratamento, a grande arma que possuímos é a prevenção.
A escola é a melhor janela de oportunidade para prevenir essa patologia por uma série de motivos, entre outros citamos:
• A criança faz pelo menos uma refeição por dia na escola;
• Nesse ambiente, é possível trabalhar, de uma forma transversal, noções de educação alimentar;
• Oportunidade de prática de atividade física e esporte;
• Potencial da criança de ser um agente de mudança na família;
• Para modificar o estilo de vida dos alunos, o corpo docente tem que repensar o seu próprio;
• Oportunidade de ter uma cantina escolar saudável.
As ações da Semana serão realizadas nas escolas, em parceria com as Equipes de Saúde da Família que farão as avaliações de peso e medida dos escolares, unindo-se às equipes das escolas para tratar de assuntos como a alimentação saudável, tema da Semana neste ano que é a Prevenção à Obesidade.
Objetivos:
  • Realizar a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que irá acontecer em todo o Brasil, de 05 a 09 de março de 2012;
  • Avaliar das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas cadastradas no SIMEC dentro do Programa Saúde na Escola;
  • Implementar ações de promoção, prevenção e educação em saúde na prevenção da Obesidade;
  • Culminar a Semana com mobilização das escolas em praça pública para apresentação dos trabalhos realizados à população;
  • Realizar atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais;
  • Realizar atividades abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola.
Metodologia:
  1. Avaliação clínica dos alunos realizada pela Equipe do PSF ( Médico, enfermeiro, Odontólogo, Fisioterapeuta, Educador Físico, Nutricionista e Psicólogo);
  2. Plano de ação da escola realizado pela equipe docente prevendo: pesquisas bibliográficas, palestras, entrevistas, aulas de campo, produção textual e de cartazes, teatro, paródias e vídeos;
  3. Culminância da Semana da Saúde na Escola na Praça Gregório Alves Feitosa com apresentação dos trabalhos escolares e prestação de serviços de saúde como:
  • Verificação de Pressão Arterial;
  • Cálculo de IMC;
  • Glicemia Capilar;
  • Orientação física;
  • Alimentação saudável.




Cronogramas:
1º - Da Avaliação Clínica dos Alunos:
Profissional Medico
Data da Avaliação
Escola
Dr. Adailson
06/03/2012 e 08/03/2012
Esc. Expedito Álvaro - Iara
Dr. Fernando
05/03/2012 e 07/03/2012
Esc. Gilberto Leite - Sede
Dr. Fernando
06/03/2012 e 08/03/2012
Esc. Mauro Sampaio - Sede
Dr. Erisvaldo
05/03/2012 e 06/03/2012
Esc. Joaquim Alves Pereira - Stº Antônio
Dr. Vinícius
05/03/2012 e 07/03/2012
Esc. Catarina Tavares- Cuncas
Dr. Nicanor
07/03/2012 e 08/03/2012
Esc. Virgílio Leite - Riachão
Dr. George
05/03/2012 e 08/03/2012
Esc. Soledade André - Sede
Dr. Jorge
06/03/2012 e 08/03/2012
Esc. José Fernando/ João Pereira - Serrota


2º – Da Programação das Atividades:
Ação
Data
Responsável
Avaliação da Saúde do Escolar
02 dias na Semana conforme cronograma 1º
Equipes do Programa Saúde da Família
Estudo das temáticas propostas nos objetivos deste projeto
Na Semana da Saúde na Escola e durante todo o ano de 2012
Coordenadores, professores e alunos das escolas cadastradas
Culminância da Semana Saúde na Escola
09 de Março de 2012
SMS e SME do Município


Recursos :
Fichas de Avaliação Clínica
Folders para distribuição na Culminância
Cartazes para divulgação da Semana
Veículo para monitoramento das ações
Camisas de divulgação para as equipes de trabalho
Carro de som para culminância
Spot para divulgação em veículo de rádio
Tendas para atendimento em praça pública
Salada de frutas para distribuição ao público




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS : CONSTRUINDO UMA MAQUETE DO CORAÇÃO

MAQUETE SISTEMA CIRCULATÓRIO - CORAÇÃO Olá pessoal! Muita gente me pedindo o passo a passo desta aula prática de Ciências para a confecção de maquete do Coração Humano. Pois bem, aqui  estão as fotos e lista   de material. O trabalho pode ser realizado em grupo, no tempo de 02 aulas, após aula expositiva do Conteúdo da Coleção Radix 8º ano. Material: 04 caixas de fósforo vazias; 06 canudinhos de refresco ou feitos de jornal (mais prático); Cola quente; Tinta guache vermelho e azul; Pincel; Tesoura; Desenho do tórax humano; Lápis para colorir; Base de papelão ( usamos também uma capa velha de caderno). Procedimentos; - Pinte as caixas de fósforo nas cores azul e vermelho para formar os átrios e ventrículos cardíacos; -Pinte o desenhos do tórax  destacando os pulmões de róseo e o coração de vermelho; - Cole os átrios e ventrículos nos seus devidos lugares.  - Faça dois orifícios na caixa que representa o Átrio Direito para pos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MODELOS TRIDIMENSIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  -  UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEG MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO Fone: (084) 3315-2196   e-mail:  profbiouern@gmail.com     SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Tópico 7: Bases Morfofisiológicas da Reprodução Humana Sequência Didática sobre Aula Prática do Sistema Reprodutor Humano com confecção de maquete em aula de Biologia na 3ª Série do Ensino Médio, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para fins de avaliação. MOSSORÓ 2018 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Título: Reprodução Humana Conteúdo: Sistemas Genitais Masculino e Feminino   Objetivos : Confeccionar modelos didáticos tridimensionais dos Sistemas Genitais Humanos a partir de figuras bidimensionais; comparando essas estruturas anatômicas quanto à forma e função; Aprofundar

PRÁTICA CIÊNCIAS: MAQUETE SISTEMA URINÁRIO

Olá pessoal! Essa prática de Ciências é simples e didática sendo bem recomendada para as turmas do Ensino Fundamental. Muitos alunos, por que não dizer a maioria, chegam no Ensino Médio sem o conhecimento da anatomia básica deste Sistema. O conteúdo didático é da Editora Scipione - Projeto Radix 8º Ano. Com essa prática os alunos compreenderão a anatomia e fisiologia básica desses órgãos e é claro, que o professor deverá aprofundar o assunto. Material: Pedaços de isopor- para a confecção dos rins e bexiga urinária; Tinta para pintar os órgãos citados; Papel nas cores azul, vermelho e laranja - para fazer canudinhos que representarão os vasos sanguíneos, ureteres e uretra; colas quente e de isopor; Estilete e tesoura; Folha de papel A4- para desenhar o molde do tronco corporal onde se localiza o sistema. Após aula expositiva em sala  com explicação geral de todo o Sistema, exibi a maquete e pedi que os alunos confeccionassem as suas em casa e em dupla, e qu